
12 jul Você sabe os riscos do seu negócio?
Agora que você já reviu as suas metas para este segundo semestre de 2024, que tal pensar nos riscos do seu negócio?
Para você que é empreendedor de pequena ou média empresa (PME) e nunca esteve numa grande corporação que tinha um departamento de riscos, talvez ache este assunto muito distante do seu dia a dia.
Preciso alertá-lo que não são só grandes empresas que têm riscos nos seus negócios, as PMEs também têm e vou dar alguns exemplos para você entender melhor.
Existem vários tipos de riscos numa empresa. O financeiro é o mais lembrado por ser um dos mais impactantes a qualquer negócio. Se você não tiver um bom fluxo de caixa, ou seja, receber na mesma velocidade que tem pagamentos a serem realizados, o risco de sua empresa operar no vermelho é grande. Daí há necessidade de fazer renegociações de prazo com fornecedores, rever os custos, buscar alternativas de ampliar o faturamento, e até pensar em formas de obter crédito ou financiamentos com juros menores.
Outro risco, é o operacional; que pode ser em relação ao estoque que não têm os produtos que mais necessita para vender, seja por um atraso do fornecedor ou por uma compra não tão bem planejada; pode ser por problemas em máquinas ou equipamentos, seja por manutenções em desacordo com a utilidade ou por estarem aquém do que sua produção necessita; incluindo computadores, ferramentas digitais, uso da internet etc.; e/ou pode ser em relação à cadeia produtiva da logística no caso de produtos; ou de pessoas com as expertises necessárias e engajadas no caso de entrega de serviços.
Existe ainda o risco reputacional, que está relacionado às ações associadas à marca, como propagandas, patrocínios, atendimento ao consumidor, qualidade do produto ou serviço; às ações dos principais gestores, tanto profissionais como pessoais que podem impactar à marca; e às ações que atualmente estão sendo muito comentadas, as que impactam o meio ambiente, e que podem ser tratadas à parte como riscos ambientais.
Relacionei somente os mais conhecidos, mas existem outros que não são tão evidentes, e que impactam bastante os negócios, que comentarei em mensagens futuras.
Para você que deve estar se perguntando, como posso identificar a maioria dos riscos do meu negócio para evitar surpresas desagradáveis, uma boa solução é a contribuição de um agente externo à organização, que conseguirá visualizar não só os riscos, mas muitos outros pontos estratégicos que podem contribuir para você ter um negócio mais sustentável.
Este agente externo é chamado de conselheiro consultivo, e que é possível qualquer empresa ter acesso independente do seu tamanho, inclusive pequenas e médias empresas.
Dependendo do porte da empresa, a princípio pode ter somente um conselheiro para dar as principais orientações sobre o seu negócio; ou no mínimo três conselheiros, que formarão um conselho consultivo, para ter uma divergência de ideias e informações que contribuirão para a sua empresa crescer estruturada.
O conselho consultivo é um grupo de pessoas, chamadas de conselheiros consultivos, que possuem expertises e experiências variadas que aconselham os empresários em assuntos estratégicos com o intuito de fazerem suas empresas se estruturarem para terem um crescimento saudável e perene; e atende principalmente pequenas e médias empresas. O lado bom é que o empresário não necessita atender a todos os aconselhamentos, é facultativo a ele esta decisão, embora na maioria das vezes, as recomendações sejam o que a empresa necessita.
Se você tiver dúvidas de como funciona o conselho consultivo ou do trabalho do conselheiro consultivo, entre em contato comigo! Terei muito prazer de conversar com você a respeito!
Desejo muito Sucesso a você para mitigar os riscos do seu negócio! Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!
Abraços,
Conselheira, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus
No Comments