Você Monitora seu Planejamento?

Você Monitora seu Planejamento?

O primeiro mês do ano acabou e pergunto a você, dono de pequena e média empresa, conseguiu realizar o que planejou??

Se sim, meus parabéns! Está no caminho certo e desejo que continue assim pelo restante do ano. Mas se não, pode ser por uma das razões abaixo.

a) Não fez ainda seu planejamento de 2025. Se este for o caso, ainda dá tempo de fazer e se organizar para executar durante o ano. Se não sabe por onde começar, deixei umas dicas no artigo Ano Novo, Novos Planos…e o Planejamento?

b) Tem um planejamento ou um plano feito, mas não conseguiu realizar. Veja se ele é realmente factível com a capacidade da sua empresa, com o mercado em que se encontra, com os recursos (humanos, operacionais e financeiros) que dispõe. Se for sim para estes itens, seria interessante analisar o que aconteceu para não atingir o objetivo do mês. Lembre-se de que o objetivo do mês não quer dizer só o quanto vai faturar no mês, mas outras ações que podem beneficiar a empresa a atingir o faturamento que planejou. Se for não para um dos itens, talvez seria interessante rever o seu plano de acordo com a realidade em que o negócio está situado.

c) Tem um planejamento ou plano feito, mas não mediu por não saber como. Quando se trata de faturamento, despesas, lucro é bem fácil saber se atingiu ou não o objetivo do mês, mas quando são outros objetivos que não são numéricos, muitas vezes o empresário pode não saber como medir.

Neste caso, é interessante verificar qual período realizará este objetivo e dividi-lo em partes menores. Por exemplo, entrar num novo mercado. Você decidiu conquistar clientes num mercado que não atuava em 2024. Precisa verificar quais recursos tem e até quando está disposto a investir nesta conquista. Se for até o meio do ano, ou seja, em 30 de junho, então, o que precisa fazer mês a mês para que nesta data tenha o seu primeiro cliente. No mês de janeiro, preparar material; no de fevereiro, divulgar num mercado menor como piloto, e assim por diante…

Se este fosse o caso, a pergunta que deveria fazer hoje é, o material para divulgação está pronto? Se não está, o que falta e quanto tempo mais precisarei para finalizar? Talvez se não conseguir recuperar o tempo nos demais meses, a data final precisa ser reajustada. E assim deverá fazer para cada etapa e item do seu planejamento.

Você percebeu que deixei algumas dicas de como fazer, ajustar e mensurar o que gostaria que ocorresse na sua empresa em 2025. Talvez com elas você consiga já fazer o básico para o seu negócio, mas se mesmo assim encontrar dificuldade, entre em contato comigo. Posso contribuir através da Mentoria Empresarial para a Gestão do Negócio ou como Conselheira Consultiva Independente ou num Conselho Consultivo (*).

Desejo tenha muito Sucesso em monitorar seu planejamento de 2025! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!!!

 

Abraços,


Conselheira, MSc, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus  

 

(*) O conselho consultivo é um grupo de pessoas, chamadas de conselheiros consultivos, que possuem expertises e experiências variadas que aconselham os empresários em assuntos estratégicos com o intuito de fazerem suas empresas se estruturarem para terem um crescimento saudável e perene; e atendem principalmente pequenas e médias empresas. O lado bom é que os empresários não necessitam de atender a todos os aconselhamentos, é facultativo a ele esta decisão, embora na maioria das vezes, as recomendações sejam o que a empresa realmente necessita.
No Comments

Post A Comment