18 abr Visão 360 Graus nos Negócios
Eu comparo a empresa ao corpo humano. Um órgão depende do bom funcionamento do outro para não ficar sobrecarregado ou com falta de nutrientes. Assim também é na empresa, um departamento depende do outro para que a empesa atinja seu macro objetivo.
Geralmente os meu clientes me procuram pois precisam vender mais, mas ao ter a primeira conversa normalmente eu percebo que a principal razão de suas vendas não estarem maiores é devido à outras razões ou departamentos que não é venda em si.
E é isso o que eu chamei de visão 360 graus no artigo “Quer Vender Mais? Atenda Melhor!” que algumas pessoas perguntaram através de suas mensagens privadas.
Como já tive que implantar/começar uma multinacional do zero no Brasil, e administrá-la, emprestando dinheiro da matriz até se tornar uma empresa com faturamento de média empresa, passei pela maioria dos desafios que muitos clientes me procuram. E lá, eu percebi como cada departamento dependia do outro para cumprirem suas metas.
Quando você pensa na venda, precisa entender que antes desta ação, tem várias outras ações que precisam estar alinhadas para que a venda propriamente dita aconteça de modo eficaz.
As pessoas de vendas precisam ter o perfil do tipo de vendas que você deseja realizar. Elas precisam estar treinadas para vender seus produtos e/ou serviços, e em atender aos clientes e prospects da empresa. A pessoa que as coordena precisa saber pelos sócios ou gestores como desejam que estas vendas aconteçam, e ter o perfil também para gerir uma equipe.
Além disso, é necessário que a política de preço esteja bem ajustada ao custo do produto e à margem para ter o lucro e fazer a empresa progredir. E a forma de pagamento dos clientes de preferência, estar alinhada à forma de pagamento dos fornecedores.
Assim como no caso de produtos, a logística precisa estar de acordo com o que foi prometido ao cliente, inclusive com preços compatíveis de frete e prazo de entrega. Para isso, é necessária uma boa negociação com os fornecedores.
Claro que há uma série de outros detalhes que devem ser observados, mas estes foram somente alguns que eu relacionei para você entender que para ter visão 360 graus é necessário não somente conhecer de vendas, mas também de planejamento, pessoas (RH), finanças, logística, marketing além dos diversos departamentos que a empresa possui.
Talvez esteja com dúvida, como consigo ter esta visão 360 graus. São anos de experiência como gestora e acompanhando as empresas nas consultorias e mentorias. Mas se você quiser também aprender a ter esta visão, entre em contato comigo. Terei o prazer de ensinar a você através da Mentoria Empresarial para a Gestão do Negócio e trabalhar para a sua empresa!
Desejo que você tenha muito Sucesso em ampliar a visão do seu negócio! Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!
Abraços,
Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
# A Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.
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