08 set Vendas e o Mundo “Figital”
Toda vez que eu coloco esta palavra “Figital” numa divulgação, acabo recebendo perguntas se foi errada a comunicação, e se não seria “Digital”.
Isso aconteceu quando chamei a especialista Tatyane Luncah para falar a respeito na live(*) “O que Precisa para a sua Empresa ser Figital?”, e quando divulguei a palestra que fiz na ACSP-Distrital Oeste.
E o que seria este mundo “Figital”?
São operações que acontecem tanto no mundo físico como no online. No caso de vendas, são as opções que uma empresa pode dar aos seus clientes para adquirirem seus produtos e/ou serviços, através de canais e formatos diversos.
A vantagem de fazer uma venda figital é oferecer a melhor jornada de compra ao cliente, onde ele pode escolher como deseja pesquisar, comprar e receber seu produto; além de deixá-lo satisfeito, e com grande tendência de fidelizá-lo.
Claro que não basta somente disponibilizar a venda no ponto físico ou no online, é preciso ter uma boa estratégia de marketing, atendimento, vendas e pós vendas, com processos bem elaborados e uma boa comunicação junto ao seu cliente.
Para isso, você precisa entender que este cliente chamado de omnishopper, é volátil e imprevisível, e pode ter os seguintes comportamentos:
– webrooming: pesquisa online e compra na loja física;
– scanning ou scramming: digitaliza um produto na loja e procura a oferta online;
– showrooming: vê o produto na loja e compra no site do mesmo varejista;
– clicar e enviar: compra online enquanto ainda está na loja;
– BOPIS (buy online pick-up in store): compra online e retira loja;
– BOPAC (buy online, pickup curbside): compra e retira fora da loja, geralmente sem sair do carro, muito semelhante ao modelo drive-thru;
– BORIS (buy online, return in-store): compra online e devolução na loja física;
– ROPIS (reserve online, pickup in-store): reserva online, retira e faz o pagamento na loja física;
– BOSS (buy online, ship-to-store): compra online e seleciona uma loja para a retirar, no tem estoque dessa loja, envia para o local escolhido pelo cliente.
Pode também usar ferramentas de apoio como totem para evitar filas; chatbots para ter um atendimento 24 horas; ERP´s para conseguir saber o que tem nas prateleiras, como estão os estoques e as entregas; CRM para entender as necessidades e preferências do seu cliente; BI para montar estratégias baseadas em dados; além de várias outras.
Mas e se você trabalha com serviços, como pode oferecer este tipo de experiência ao seu cliente?
Primeiro pense em qual é o maior chamariz para atrair um cliente para sua empresa ou adquirir seus serviços. Depois use as ferramentas que dispõe para divulgar e levar o seu cliente ao local onde poderá conversar com você de maneira presencial (com todos os protocolos de segurança) e online. Então use a transmídia para que este cliente possa ter as informações no meio que mais se sente confortável, e até mesmo informações complementares.
Além destas dicas, você pode também entrar em contato comigo para entender como adaptar o seu negócio a este mundo Figital. Será um prazer atendê-lo! A THGO Plus tem o serviço de Mentoria em Vendas que auxilia a sua empresa a estruturar seu processo de vendas, fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar mais lucro.
E se quiser ver a apresentação que farei daqui a pouco, hoje após às 16h já estará disponível o PDF no Telegram da THGO Plus, no canal “Steps do Empreendedorismo“.
Desejo que você tenha muito Sucesso em fazer venda figital na sua empresa! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!
Abraços,
Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
(*) A Série “Steps do Empreendedorismo Live” está disponível no canal do YouTube https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus . Para acessar o arquivo das lives e demais informações, entre no canal no Telegrama da “Série Steps do Empreendedorismo”: https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo .
# Não perca, todas as 2f às 20h, o programa ” Vida Empreendedora ” da Série “Steps do Empreendedorismo TV” no VRT Channel e todas as 4f às 19h na Asian TV. É só baixar gratuitamente, nas 2fs o aplicativo da “VRT Channel” em smartphones IOS e Android e Smart TV LG e Samsug, ou acessar o site do canal VRT (https://vrtchannel.tv.br/ao-vivo). E nas 4fs, baixar o aplicativo da “Soul TV” (http://soultv.com.br/download), encontrar o canal da Asian TV ou acessar o site https://asian.tv.br/ao-vivo.
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