26 ago Vendas e a Retomada
Com a vacinação avançando pelo país, as cidades estão flexibilizando os horários de abertura das empresas, principalmente do comércio, e com isso, vem a pergunta: será que a sua empresa está preparada para vender nesta retomada?
Além das medidas de prevenção, como o uso de máscara obrigatória, o álcool gel e o distanciamento social, o que mais a sua empresa tem feito para este momento?
Alguns setores como o de agronegócio (grãos, demanda internacional e desvalorização do dólar); alimentos (supermercados); alguns setores da construção civil (vendas de imóveis e reformas), de tecnologia (vendas online e aplicativos de entrega), e varejo (online) foram menos impactados por este período de distanciamento social e estão conseguindo ter uma retomada mais acelerada e promissora. Se a sua empresa fornece para estes setores, tem uma boa oportunidade de crescer junto a eles.
Já setores como turismo, eventos, aéreo e automotivo, foram mais afetados e assim a sua retomada deverá ser melhor trabalhada. E quem fornece para eles, precisou reinventar suas empresas para não falir.
Porém, tiveram setores que foram parcialmente afetados, como o de celulares, geladeiras e tecidos, que agora estão tendo uma aceleração de vendas e estão sofrendo para atender a demanda, já que a produção não acompanhou esta demanda elevada.
O grande motivo deste falta de produção é, principalmente a falta de matéria-prima e insumo como por exemplo, o aço, plástico e papelão para embalagens em geral, que provocou a paralização ou desaceleração das empresas que utilizam estes itens.
E dai com tudo isso talvez você pode estar se perguntando, o que eu estou fazendo que ainda não faço para aproveitar este momento da retomada da economia?
Se você conseguiu ter um bom relacionamento com seus clientes durante este período ou trabalhou nas informações que possui sobre seus hábitos de compra, provavelmente agora tem uma vantagem competitiva para ofertar o que comercializa.
Pode adaptar seu espaço físico ou online; sua gestão; seus produtos e/ou serviços (como já comentado no artigo Benefícios para Encantar seu Cliente); inovar na forma de vender e/ou entregar; analisar os dados que possui e as tendências do mercado para procurar oportunidades e melhorias no atendimento ao seu cliente; e apostar nas ferramentas e soluções digitais para aumentar suas vendas.
Além disso, é necessário também inovar no treinamento de vendas, na auto organização das pessoas envolvidas, fazendo elas trabalharem por entrega no resultado e não mais no tempo que destinam à tarefa, e principalmente na humanização e personalização do atendimento ao cliente.
Mas se ainda não sabe por onde começar ou como pode fazer a melhor estratégica para fazer tudo acontecer, entre em contato comigo. Será um prazer atendê-lo! ATHGO Plus tem o serviço de Mentoria em Vendas que auxilia a sua empresa a estruturar seu processo de vendas, fortalecer o relacionamento com o cliente e gerar mais lucro.
Desejo que a retomada da economia gere vendas de muito Sucesso! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso !!!
Abraços,
Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
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