Todo Dia é Dia do Cliente

Todo Dia é Dia do Cliente

O dia 15 de Setembro é considerado o Dia do Cliente. Esta data originou no Rio Grande do Sul em 2003 para homenagear quem mais importa para uma empresa, e assim estabelecer uma relação de fidelidade entre os comerciantes e os consumidores.

Claro que todos nós, clientes, merecemos ter uma data especial, mas eu acredito que muitos de nós tem certeza de que o Dia do Cliente são todos os dias do ano!

Porque se você é empresário sabe que o cliente é o seu chefe, é quem paga as suas contas, quem faz a sua publicidade, ou quem arruína a reputação do seu negócio.

Chamo de chefe, pois quando você tem uma empresa, você quer fazer todo o possível para satisfazer às necessidades do seu cliente, já que a sua “promoção”, não será um cargo maior e sim, será a fidelização dele.

O cliente é quem paga as suas contas, pois se você não tiver clientes, não fatura. Se não fatura como pagará as contas da empresa e o seu pro-labore? Então, ele é o responsável por fazer a sua empresa viver!

Ele também o responsável pela divulgação do seu negócio, tanto positiva como negativamente. É aquele velho ditado, “um cliente satisfeito vale muito, mas um insatisfeito…”.

Por isso deixar claro o que você está oferecendo; se preocupar em atender às possíveis necessidades que ele possa ter e nem imagina que terá; surpreendê-lo positivamente com a sua proatividade; são algumas dicas para que esta divulgação seja além de positiva, indicadora para atrair novos clientes.

Por outro lado, aquele velho ditado que “o cliente tem sempre razão”, nos dias atuais não se aplica mais. O cliente é sim, muito importante para todas as empresas, mas ele não pode ser quem manda sem respeito ao seu fornecedor. Este tipo de relação não se sustenta, por mais que o cliente compre muito de você.

O que eu sempre trabalho é para ter clientes parceiros, tanto nas boas como nas horas ruins. O cliente parceiro é aquele que você não se contenta em só atendê-lo, mas sempre está atento a oportunidades para ele crescer. E ele, quando vê que você está com algum desafio entende que pode acontecer com todos e apoia a sua empresa, dentro das possibilidades dele.

Este tipo de relação faz com que além de ter relacionamentos comerciais saudáveis, eles se tornam duradouros e que principalmente indicadores para ampliar seu negócio. Pode ser uma das bases da sua empresa.

Pense nisso, a cada vez que sentir que um cliente ou um fornecedor o incomoda muito. Se este incômodo não é passageiro e é constante, talvez seja a hora de repensar se este relacionamento comercial é realmente uma parceria ou só uma relação ganha-perde.

Caso sinta que precisa melhorar esta base comercial da sua empresa, entre em contato comigo! Através de um dos serviços da  THGO Plus,  a consultoria em vendas, que é orientada ao tamanho e ao orçamento da sua empresa, é possível tornar o seu cliente em um grande parceiro comercial!

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso em transformar seus clientes em parceiros! Afinal o seu Sucesso é o meu Sucesso.

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

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