27 jan Sorte ou Meta?
Uma vez assisti à uma entrevista do Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete que o Brasil já teve, em que ele comentou como ficava incomodado quando diziam que ele tinha sorte por ter “mão santa” e ter um número elevado de acertos à cesta quando jogava.
A verdade é que ao terminar os treinos enquanto os outros jogadores iam embora, ele continuava por horas na quadra treinando os arremessos. E pela repetição de arremessos, é claro que aumentava a possibilidade de acertos, não só nos treinos como nas partidas. Estou contando este história para mostrar que ele não tinha sorte e sim, meta!
Assim também deveria ser para as atividades que executa na sua empresa. Para cada atividade é necessário ter uma meta. Nem que for pequena, mas que combinada com outras, atingirá a meta maior. Se fizer algo só por fazer, pode ter uma sensação boa, mas quando é pensado estrategicamente, verá que investiu em algo que tomou seu tempo e não contribuiu para a macro meta da empresa.
Esta macro meta é que aparece no planejamento anual (Business Plan), juntamente com a organização da empresa, as informações de mercado, as projeções de vendas e os recursos que serão necessários durante o ano em questão.
A meta precisa ter um porquê de executá-la, uma consequência, fazer sentido para a empresa e para quem a executa. Assim esta pessoa se sentirá mais engajada em realizá-la por entender onde seu trabalho contribuirá com a macro meta.
O objetivo precisa ser quantitativo, de preferência de maneira relacional. Para que seja medido e ajustado quando necessário, e assim ter o resultado que se deseja com maior precisão e rapidez.
Outro fator importante, é ter um prazo definido. Se não estabelecer um prazo e nem como realizá-la não será uma meta e sim, simplesmente, um objetivo. Este “como realizar”, precisa ser analisado com estratégias e formas de melhorias. Sempre de forma desafiadora, mas sendo possível ser realizada, para incentivar que seja alcançada.
Não se esqueça também que deixar de fazer o que sabe que é necessário, não é ter pouca sorte mas sim, não ter foco no seu negócio. Um bom exemplo é em relação à adequação à LGPD (*).
Deixar de se adequar pode comprometer seu planejamento financeiro quando as multas começarem a vigorar; ou sua participação de mercado e seu faturamento quando seus clientes perceberem que a sua empresa/marca não se importa em tratar os dados que tem em seu poder, podendo deixá-los expostos ao vazamento de seus dados.
Quer entender um pouco mais como pode estabelecer e realizar as metas da sua empresa e não ficar à mercê da sorte? Entre em contato comigo! A THGO Plus tem o serviço de Mentoria Empresarial para a Gestão do Negócio, onde estas suas dúvidas são trabalhadas.
Agradeço a sua atenção e desejo que tenha muito Sucesso em realizar as metas que estabeleceu para 2021!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!!!
Abraços,
(*) Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD (Lei Geral de proteção de Dados), escreva para contato@thgoplus.com.br.
# A Série “Steps do Empreendedorismo Lives” está de recesso até fevereiro de 2021. Enquanto isso, caso deseje assistir às lives de 2020, fique à vontade em entrar e se inscrever no canal do YouTube https://bit.ly/
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