14 jul Reorganizando suas Finanças
Depois do primeiro momento em que as negociações pararam devido a pandemia do coronavírus, pouco a pouco, de acordo com cada setor, as vendas tem recomeçado a acontecer.
Tirando os produtos relacionados ao combate da pandemia e os alimentícios que compramos em supermercados, praticamente todos os demais tiveram suas finanças afetadas.
Agora com a retomada das atividades, é hora de parar, fazer o balanço geral de como está a situação financeira da sua empresa para replanejar como continuará com a sua operação este ano de 2020.
Se você conseguiu utilizar algum dos benefícios do governo ou das instituições financeiras que tem acesso, tendo ou não alguns meses de fôlego, é hora de se estruturar para quando tiver que pagar o empréstimo. Ou se você utilizou a sua economia, precisa verificar quanto ainda resta e como fará para repor o que utilizou para uma eventual emergência.
Mas como agora estimular as suas vendas para que cresçam e seu planejamento financeiro fique bem próximo à realidade?
Cada caso é um caso, mas vou escrever algumas das dicas que eu tenho passado a todos que me perguntam:
– analise se o que você tem a vender pode se tornar digital ou que parte é possível ou algum acessório relacionado a ele. Busque novas opções ao seu cliente;
– volte a conversar com quem você já atendeu e entenda se é o melhor momento para conversarem sobre estas novas opções que tem a oferecer;
– se você conseguiu fazer novos contatos durante este período, analise se eles podem contribuir com o que você tem a vender. Pode ser tanto adquirindo o seu produto e/ou serviço, como indicando quem possa se interessar;
– analise se tem novos mercados a atingir com o que você visualizou de novidade no seu negócio. Faça um plano para atingi-lo. Este plano pode ser de curto prazo, até o final deste ano, mesmo que não atinja ainda o que necessita financeiramente, mas a ideia é dar o primeiro passo, “fazer a pedra rolar”.
E como pode fazer este plano? Use o SMART. Faça com que os passos (Steps) que percorrerá sejam objetivos, específicos (S); fácil de serem medidos (M); possíveis de serem atingidos e não algo impossível mas também nem tão fácil, desafiantes (A); tenho um significado real para o seu negócio (R); e com data para cada etapa ou para acabar (T).
No caso da última dica supracitada, imagine que o seu negócio vai atingir um novo nicho de mercado. Pense quanto você vai conseguir atingir com vendas reais até o final do ano. Supondo que seja 35% do valor que necessita (S), isso quer dizer que precisaria de mais um ano para atingir o resultado total, se o crescimento fosse linear. Então o prazo máximo seria dezembro de 2021 e a da primeira etapa dezembro de 2020 (T).
Sendo ainda linear, em cada mês de agosto a dezembro, você teria que verificar se cresceu 7% para totalizar 35%. Esta é a forma de medir (M). Você já analisou que é possível apesar de desafiante (A). E o real significado (R) é que com este crescimento, conseguirá pagar o empréstimos, por exemplo.
Claro que tem muito mais dicas e possibilidades que podem ser analisadas, mas já com estas, pode ter um resultado interessante. Se desejar conversar para saber o que mais pode fazer para crescer as suas finanças. entre em contato comigo. Terei o prazer de trabalhar nestas questões com você!
Agradeço a sua atenção e desejo que em breve as suas finanças estejam não só estabilizadas, como em franca ascensão com muito Sucesso! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!
Abraços e bons negócios,
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