09 fev Relacionamento Online, Bom Começo para as Vendas
Sempre que alguém me procura porque suas vendas não estão boas, se não for um comércio aberto ao público, eu pergunto: “como vão seus relacionamentos profissionais”? E a resposta normalmente é, “tenho tido tão pouco tempo para isso“, ou algo parecido.
Algumas pessoas até dizem que tem procurado conhecer mais pessoas para ampliar seus contatos comerciais, mas daí quando eu pergunto como tem mantido o contato com estas pessoas que conheceu, a maioria diz que fez muito pouco a respeito.
Antes deste período de distanciamento social, muita gente ia aos encontros presenciais, trocava cartão e até se comunicava depois com algumas destas pessoas, mas muitas vezes parava por ai. A maioria, só trocava cartão e não fazia mais nenhuma ação em relação a estas pessoas, e achava que tinha feito networking por ter apresentado sua empresa a elas.
Como você deve saber, o fato de você conhecer muitas pessoas ou ter falado da sua empresa num evento, não quer dizer que trabalha o relacionamento profissional com elas.
Neste momento em que a maioria dos encontros tem sido online, é necessário uma atenção especial em como construir este tipo de relacionamento. Por isso, vou deixar algumas dicas para você:
– procure dentro dos contatos que já tem, quem realmente pode agregar valor ao seu negócio ou que você pode agregar ao desta pessoa. Entre em contato, peça para realizar uma reunião online. Pode ser de uma hora, em que ambos possam conhecer melhor como podem se ajudar. Esta pessoa não necessariamente será seu cliente, mas pode ser um bom indicador da sua empresa;
– quando estiver em reuniões online, veja quem pode ter este perfil acima e se conecte a esta pessoa. Converse com ela para entender se ela realmente esta dentro deste perfil ou não. Se estiver, continue sempre procurando contribuir ao negócio dela, de uma maneira periódica e não esporádica;
– nas lives, workshops e palestras online, veja, além dos palestrantes e convidados, quem nos comentários tem o perfil que procura e faça as mesmas ações acima;
– uma forma de continuar em contato, é sempre acompanhar a rede social que esta pessoa mais se comunica. Veja se o que escreve está dentro do que você acredita para o seu negócio, curta, comente, compartilhe, contribua com seu conhecimento nas ações dela, esteja sempre presente no seu dia a dia.
Afinal, quem não gosta de saber que tem alguém lendo o que escreve, que o acompanha e o prestigia? Quando este alguém precisar de algo, você com certeza terá o prazer em querer contribuir, mesmo se for colocando em contato com quem possa ajudá-lo.
Não se esqueça de também dar atenção a quem pede para se conectar com você. Além de ser gentil da sua parte, é mais uma forma de conhecer pessoas e construir relacionamentos.
Se ainda é um desafio para você construir relacionamento comercial, principalmente online, entre em contato comigo! A THGO Plus tem o serviço de Mentoria em Vendas, onde são trabalhados este e tantos outros desafios!
Agradeço a sua atenção e desejo muito Sucesso no seu relacionamento profissional!!! Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!!!
Abraços,
# Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD (Lei Geral de proteção de Dados), escreva para contato@thgoplus.com.br e leia artigos relacionados https://www.thgoplus.com.br/lgpd-obrigacao-ou-oportunidade/ e https://www.thgoplus.com.br/lgpd-e-compliance-digital/
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