Quer Vender Mais? Atenda Melhor!

Quer Vender Mais? Atenda Melhor!

Estes dias fui contratada para analisar o porquê uma empresa não estava sendo produtiva e consequentemente, faturando mais.

Além de vários fatores operacionais, o que mais chamou a minha atenção foi que, o que os sócios acreditavam que deveria ser realizado não era o que os profissionais que estavam executando entendiam que deveriam fazer. E a razão deste acontecimento era simples, nenhum dos sócios tinham dito ou orientado os profissionais como eles queriam que as atividades fossem realizadas.

Assim, os coordenadores faziam o seu melhor com base no que conheciam de suas atividades ou tinham aprendido nas empresas que tinham trabalhado, e desta forma que orientavam suas equipes. As equipes muitas vezes tinham que refazer os trabalhos pois os sócios não concordavam com os resultados e isso estava gerando insatisfação dos profissionais e baixa produtividade, que refletia nas vendas.

E como percebi tudo isso? Analisando a empresa com visão 360 graus. Ao entrar numa empresa, para entender o porquê ela não está vendendo o que precisa, eu verifico vários fatores que não estão diretamente relacionados a vendas, mas que com certeza exercem forte influência sobre seu resultado.

Neste caso em especial, a comunicação com o cliente interno era o fator que mais estava impactando as vendas. Não é porque você contratou um profissional com experiência que ele vai fazer o que precisa como você deseja. Ele só saberá como você deseja, se você verbalizar a ele.

Daí eu pergunto mais uma vez, como está a sua comunicação com seu cliente, seja ele interno (colaboradores ou terceirizados) ou externo (clientes)?

Por falar em atendimento ao cliente, para quem acompanhou o problema que eu tive com o aplicativo de mobilidade 99 que eu relatei no artigo “Quanto Você Escuta seu Cliente?”, o desfecho foi que acabei recebendo o valor da taxa de cancelamento no prazo máximo sugerido pelo PROCON, somente após passar à processo administrativo e eu provar com um simples mapa do Google Maps que o local que o motorista estava era errado. Tudo isso sem se quer um pedido de desculpas ou qualquer comunicação a mim, sua cliente, por parte da empresa 99.

Com estes dois exemplos, você percebe como é fundamental você investir no atendimento ao seu cliente. E não é só com treinamentos, mas principalmente praticando e dando exemplo no seu dia a dia.

Na maioria das vezes uma simples mas dedicada atenção pode resultar num cliente satisfeito que falará muito bem da sua empresa, e a indicará. Mas um simples descaso, pode gerar um cliente insatisfeito que, com a força das redes sociais, divulgará negativamente a sua empresa de uma forma avassaladora.

Por isso, você empresário ou gestor da empresa, precisa sempre se lembrar de nunca se esquecer que é o principal responsável em fazer o atendimento da sua empresa ser melhor, e consequentemente vender mais, ainda que tenha um bom gerente de vendas e uma equipe maravilhosa! Mas se você ainda fiocu com dúvidas de como pode atender melhor seus clientes ou aumentar suas vendas, entre em contato comigo, terei o prazer de fazer este trabalho para o seu negócio!

Desejo que você tenha muito Sucesso no atendimento ao seu cliente (interno e externo)! Afinal do seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

# A  Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube  (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus, como no canal no Telegram “Série Steps do Empreendedorismo” (com o posts dos projetos sociais e demais informações sobre empreendedorismo, inclusive Metaverso e LGPD)   https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

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