Preparação da PME para a Governança Corporativa

Preparação da PME para a Governança Corporativa

No artigo anterior comentei sobre o impacto das pequenas e médias empresas (PME) na economia dos países e como a governança corporativa podia contribuir para estas empresas crescerem mais saudáveis.

Antes de compartilhar como você, que tem ou gere uma pequena ou média empresa, pode começar a estruturar a governança corporativa no seu negócio, vale ressaltar os seus 4 princípios básicos:

Transparência: ter uma comunicação clara e transparente sobre o objetivo das ações da empresa para seus stakeholders (partes interessadas*);
Equidade: igualar as cobranças e responsabilidades dos stakeholders sobre a governança;
Accountability: ter sempre uma prestação de contas clara e constante;
Responsabilidade: ter como um compromisso assumido, a busca de uma operação eficiente, sustentável e responsável, promovendo o progresso social da área onde atua.

Agora que já entendeu o que não pode faltar para uma boa governança na sua empresa, seja ela pequena ou média, vamos aos pontos que precisam ser observados e estruturados:

1. Organograma e responsabilidades claras: deixe claro para todos quem são as lideranças de cada departamento e qual é a responsabilidade de cada um dentro da empresa. Assim evita dúvidas quanto às suas tarefas; garante que a comunicação seja mais assertiva e tenha maior produtividade já que não é necessária tanta supervisão das atividades.

2. Fortalecimento das lideranças internas: crie métodos para desenvolver as capacidades de liderar dos gestores, de forma que eles reforcem seus compromissos com a ética e os valores da empresa, e consigam tomar decisões estratégicas com mais embasamento e rapidez, rumo aos objetivos da empresa.

3. Elaboração de práticas de transparência: disponibilize formas de os stakeholders acessarem as informações de desempenho financeiro e em relação ao ESG(**). Aconselhável sempre ir além das obrigações legais para criar tranquilidade e segurança a quem consulta às informações.

4. Desenvolvimento de ferramentas de gestão e para evitar possíveis riscos: mapeie os processos da empresa se não os tiver descritos, ou revise e atualize se os tiver descritos. Assim conseguirá verificar possíveis fragilidades que necessitarão mais atenção ou serem fortalecidas para melhorar a gestão e evitar os riscos. Se for possível automatizar ferramentas para estas atividades contribuirá na produtividade e na tomada de decisões mais efetivas.

5. Elaboração de um planejamento estratégico: este item é extremamente importante e por esta razão merece um artigo à parte que comentarei na próxima semana.

Mas se você não fez ainda o planejamento de sua empresa para 2023 e quer assessoria para realizá-lo, entre em contato comigo, terei o prazer de fazer este trabalho para o seu negócio!

Desejo que a governança corporativa da sua empresa seja de muito Sucesso! Afinal do seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

Abraços,

Consultora e Mentora Empresarial  THGO Plus 

 

 

(*) Todos que podem ser impactados por uma empresa. Podem ser internos (colaboradores e gestores) e externos (clientes, fornecedores, órgãos reguladores, imprensa, entre outros).
(**) Conjunto de padrões e boas práticas para definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

# A  Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube  (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlus, como no canal no Telegram “Série Steps do Empreendedorismo” (com o posts dos projetos sociais e demais informações sobre empreendedorismo, inclusive Metaverso e LGPD)   https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

 

 

 

 

 

 

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