17 nov Planejamento 2028? Não seria 2023?
É comum nesta época do ano eu mentorar empresários em seus planos de negócios para o ano seguinte. Este ano em especial, além do ano de 2023, tenho mostrado a eles que podem começar a pensar neste próximo ano com foco em objetivos para 5 anos.
Talvez você como empresário, independente de ter uma equipe para auxiliá-lo ou não, deve estar pensando, como posso fazer um planejamento para 5 anos se nem consigo fazer para o próximo ano? E quando faço, mal consigo ir adaptando ao longo do ano para torná-lo real.
Então ai vão algumas dicas para você refletir:
– é importante sempre pensar como deseja que a sua empresa esteja, não só no próximo ano, mas no futuro como em 5 anos. Isso contribuirá para que algumas ações já estejam direcionadas a este futuro, evitando retrabalhos e investimentos menos assertivos;
– para isso, é bom começar a pensar, onde quero que a minha empresa esteja daqui a 5 anos e como imagina que ela será?
– já dizia Jorge Paulo Lemann, “sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho”, então sonhe grande para daqui a 5 anos;
– desmembre este sonho em pequenos avanços, que podem ser um por ano. Veja se a primeira meta que será para o final de 2023 início de 2024, é factível com os recursos que tem hoje e que terá ao longo de 2023 (recursos não só financeiros, mas todos que necessitará);
– caso seja positva a sua análise, desmmbre esta primeira meta em 12, e já terá o primeiro esboço do que precisará fazer para 2023, além das metas principal e secundárias que mencionarei logo mais;
– caso seja negativa a análise, reveja o que acredita que será possível fazer deste sonho de 5 anos em 2023, e considere que nos anos seguintes compensará o que não acredita que fará no próximo ano. Sem considerar que a cada final de ano, fará uma revisão desta meta 5 anos;
– uma dica extra é fazer duas projeções para 2023, uma realista e outra otimista. Trabalhar na realista, mas sempre focar na otimista. No final do ano pode ter surpresas bem agradáveis com o resultado, e bem próximo à análise positiva acima.
Focando no plano de 2023, tenha uma meta principal. Depois faça uma lista de tudo o que acredita que seria interessante à sua empresa se adaptar neste ano, e agrupe os itens da lista em macro grupos. Estes serão as metas secundárias.
Com estes passos realizados, é possível iniciar o desenho do plano de negócios 2023 da sua empresa, onde terá a meta principal, as metas secundárias que apoiarão a principal e a primeira parte da de 5 anos. Por exemplo, a meta principal: crescer o lucro 10% em relação a 2022; metas secundárias: entrar no novo nicho de mercado X; ampliar a linha de produtos AB; mudar a política de trabalho do serviço Z, etc; primeira parte da meta 5 anos: concluir curso XYZ e colocar em prática 5 conceitos aprendidos no curso.
Percebeu que é um processo que necessita ser realizado com calma, com algumas preparações antes para dar sustentabilidade ao plano de ação. E que a meta de 2023 não é só a financeira e sim, várias outras que farão com que a financeira possa se tornar realidade.
Na próximas mensagens passarei mais dicas das demais etapas do planejamento de 2023.
Por isso, caso fique com dúvidas em como fazer esta primeira etapa de preparação, entre em contato comigo, terei o prazer de trabalhar nestas preparações com você!
Desejo que você tenha muito Sucesso em encontrar suas metas para 2023l! Afinal do seu Sucesso, é o meu Sucesso!
Abraços,
Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
# A Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.
No Comments