Networking como Ferramenta de Novos Negócios

Networking como Ferramenta de Novos Negócios

Muitas pessoas acreditam que Networking é só trocar cartão virtual ou de visita, aumentar contatos no LinkedIn ou pessoas curtindo suas postagens.

Networking de negócios é muito mais que isso. Segundo o Wikipédia, “é a prática de construir relacionamentos com indivíduos e empresas para fins profissionais. Envolve a troca estratégica de informações e recursos para criar conexões que podem ser mutuamente benéficas”.

Apesar de muitas pessoas já terem escutado esta definição, infelizmente poucos praticam. A maioria só conhece pessoas e não cultiva o relacionamento, ou só tem em mente conhecê-las para vender o seu produto e/ou serviço; e não uma ajuda mútua!

Quem me conhece sabe que antes da pandemia eu participava de vários eventos de negócios presenciais, aliás tinha meta de quantos eventos participar por mês e quantas novas pessoas precisaria conhecer para encontrar quem eu poderia contribuir com o negócio dela. Isso mesmo, eu tinha meta para participar de eventos de negócios.

Com a pandemia os eventos começaram a ser online e no pós-pandemia, alguns eventos se tornaram híbridos (presenciais e online), outros retornaram ao presencial e tem os que continuaram online.

Durante todo este tempo procurei cultivar o relacionamento com quem eu conhecia, seja com mensagens esporádicas, seja em encontros presenciais, ou tentando contribuir com suas necessidades.

O resultado é que quando eu menos espero as pessoas me procuram pedindo ajuda por saberem que eu conheço muita gente, necessitando dos serviços que a minha empresa realiza, indicando clientes ou me convidando para participar de eventos que podem divulgar o meu negócio.

Se você é proprietário de pequena ou média empresa, sabe da importância de ter este tipo de resultado para seu negócio. E talvez esteja pensando que até conhece novas pessoas em eventos de negócio, mas não consegue cultivar relacionamentos a ponto de ter este tipo de resultado para a sua empresa.

Para estes casos, uma boa solução é ou aprender com quem sabe através de uma mentoria em vendas ou contratar quem possa contribuir para trazer para a sua empresa relacionamentos que impactam em novos negócios ou até mesmo investimentos, de uma maneira estratégica e que surta efeitos positivos no resultado da empresa.

Esta pessoa pode ser um conselheiro consultivo, que é um agente externo com expertise no que a empresa necessita e muito indicado para pequenas e médias empresas.

Dependendo da necessidade e do porte da empresa, a princípio pode ter somente um conselheiro para contribuir com o seu networking e expertise na área comercial ou no mínimo, três conselheiros com outras expertises necessárias à empresa, que formarão um conselho consultivo. Assim terá divergências de ideias e informações que contribuirão para a sua empresa crescer estruturada.

O conselho consultivo é um grupo de pessoas, chamadas de conselheiros consultivos, que possuem expertises e experiências variadas que aconselham os empresários em assuntos estratégicos com o intuito de fazerem suas empresas se estruturarem para terem um crescimento saudável e perene; e atende principalmente pequenas e médias empresas. O lado bom é que o empresário não necessita atender a todos os aconselhamentos, é facultativo a ele esta decisão, embora na maioria das vezes, as recomendações sejam o que a empresa realmente necessita.

Se você tiver dúvidas de como funciona o conselho consultivo ou do trabalho do conselheiro consultivo ou sobre a mentoria em vendas, entre em contato comigo! Terei muito prazer de conversar com você a respeito!

Desejo que você tenha muito Sucesso em tornar o Networking como uma ferramenta de negócios! Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!

 

Abraços,

Conselheira, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus 

No Comments

Post A Comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?