Networking com Estratégia

Networking com Estratégia

A semana que passou foi bem intensa! Além das atividades do mestrado em Governança Corporativa que estou cursando, como a apresentação de dois artigos em eventos acadêmicos diferentes, onde em um eu e as minhas parceiras coautoras ficamos entre os três melhores artigos na nossa categoria, ainda tive a oportunidade de participar de dois eventos, sendo um de comemoração de dois anos de um grupo de conselheiros no qual sou integrante num dos comitês temáticos, e outro sobre diversidade em conselhos.

Em todos estes eventos, tive a oportunidade de expandir o relacionamento, reencontrando conhecidos, conhecendo pessoas que só conhecia virtualmente ou novas pessoas, recebendo mensagens de pessoas que há tempos não conversava ou de outras que quiseram se conectar comigo por virem pontos em comum!!

O lado bom é que sempre estou aprendendo com as pessoas que me relaciono e o lado não tão bom é que devido ao pouco tempo que tive disponível, não consegui dar a devida atenção a todos que se conectaram comigo nesta semana.

Isto faz parte do processo de networking, que é a atividade de cultivar network (rede de contatos profissionais) através de trocas de informações e conhecimentos. Escrevo cultivar pois muitas pessoas confundem networking com ter conexões, seguidores, trocar contatos no LinkedIn ou cartão de visita. E somente acumular quantidade de conexões não basta, é preciso se relacionar com as pessoas!

E por isso, decidi escrever algumas dicas de como realizar o networking com estratégia:
– procure em todos os eventos que participar, ter um objetivo em relação também ao networking. Pode ser conhecer X pessoas novas, pessoas de um determinado grupo que já sabe que estará presente, reencontrar pessoas que quer estreitar relacionamentos, além de outros;
– para alcançar a meta que estipular, não se esqueça de não se isolar e sim procurar meios de conversar com pessoas. Se for muito tímido, tem meios de disfarçar e contornar a timidez;
– ao conhecer alguém, procure um meio de ter o contato desta pessoa, e deixe fácil encontrá-lo rapidamente depois;
– de preferência no dia seguinte, busque as pessoas que se conectou no LinkedIn, e se não estiver ainda conectado peça conexão. Se possível, envie uma mensagem dizendo onde se conheceram. Não se esqueça de antes ler o perfil desta pessoa para entender como pode contribuir com ela;
– quando ela o aceitar como conexão ou se tiver o WhatsApp dela, convite para um café, nem que seja virtual. É uma boa maneira de conhecer mais a pessoa e ver pontos de sinergia;
– durante a conversa, deixe a pessoa falar mais sobre seu trabalho do que você falar do seu! Lembre-se você está conhecendo a pessoa e não vendendo seu produto/serviço a ela! Seja sinceramente interessado no que ela tem a contar;
– veja como pode contribuir e anote. Deixe esta informação no radar! Toda vez que vir algo que pode interessar a esta pessoa, envie a ela, se ela permitir;
– continue em contato sempre que possível com esta pessoa, seja perguntando se irá em eventos que ambos têm interesse, enviando informações que possam interessá-la ou marcando outros encontros para conversarem mais;
– e não menos importante, se você é empresário de uma pequena ou média empresa, considere o networking no planejamento estratégico da sua empresa.

Quero deixar também três dicas do que não é networking e pode até atrapalhar:
– acumular contatos, nunca escrever para saber como estão e só procurá-los quando têm algum interesse;
– só porque a pessoa aceitou você como conexão, você já enviar uma propaganda do seu negócio sem entender se interessa a ela;
– durante a conversa, só você ficar contando a sua trajetória e os benefícios do seu produto/serviço, sem ouvir a outra pessoa.

E por falar em networking, uma outra forma de ampliar, principalmente para quem é dono de pequena ou média empresa, é através de conselheiros consultivos. Normalmente eles trabalharam em empresas ou realizaram atividades em que construíram bons relacionamentos e conhecem quem a empresa precisa ou conhecem quem conhece. Podem ser possíveis clientes, fornecedores, parceiros, credores, investidores, compradores, entre ouras pessoas.

Além de ampliar o seu networking, o conselheiro consultivo que tiver visão e experiência generalista, pode contribuir para o crescimento do seu negócio, com sua expertise e conhecimento.

Para empresas melhor estruturadas financeiramente, poderão ter conselheiros consultivos especialistas em várias áreas que a empresa necessitar de ajuda, que formarão o conselho consultivo (*). Juntos terão mais divergências de ideias, informações e até indicações de mais contatos que podem contribuir para que sua empresa tenha processos estruturados, colaboradores bem treinados e seja torne mais próspera no longo prazo!

Se você tiver dúvidas de como funciona o conselho consultivo ou do trabalho do conselheiro consultivo ou sobre como construir um networking com estratégia, mesmo se for uma pessoa tímida, entre em contato comigo! Terei muito prazer de conversar com você a respeito!

Desejo que tenha Sucesso ao fazer Networking com estratégia! Afinal o seu sucesso, é o meu sucesso!

 

Abraços,


Conselheira, Mentora e Consultora Empresarial THGO Plus  

 

(*) O conselho consultivo é um grupo de pessoas, chamadas de conselheiros consultivos, que possuem expertises e experiências variadas que aconselham os empresários em assuntos estratégicos com o intuito de fazerem suas empresas se estruturarem para terem um crescimento saudável e perene; e atendem principalmente pequenas e médias empresas. O lado bom é que os empresários não necessitam de atender a todos os aconselhamentos, é facultativo a ele esta decisão, embora na maioria das vezes, as recomendações sejam o que a empresa realmente necessita.

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