27 nov Insights CBTD 2019
Na semana passada fui ao CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) a convite da Silvia da ElloPlural Educação Corporativa.
Tiveram muitas palestras interessantes que seria difícil explaná-las neste espaço, mas mesmo assim, gostaria de compartilhar com você alguns dos insights que eu tive a partir do que eu escutei, e que podem contribuir para o seu planejamento de 2020:
– quando tiver um problema a resolver, pense no público alvo, e escreva quem seria e/ou quantos, o valor que precisa e o prazo. Por exemplo: como faço para meus clientes (público alvo), que são empresários (quem e/ou quanto), crescerem (problema) no ano de 2020 (prazo), 10% do que faturaram em 2019 (valor). Desta forma, o seu cérebro foca mais na solução por estar mais definido o seu problema;
– uma das ferramentas para achar soluções para o seu problema, é a ausência de fatores que fazem parte dele. Por exemplo: “como posso ter um restaurante diferenciado?”. Você se pergunta, o que precisa ter em um restaurante? Comida e talheres. E se não tivessem estes itens (ausência), como seria o restaurante? Poderia ser com pílulas de vitaminas & afins e usar guardanapo. Desta forma, você cria alternativas que podem ser consideradas ou não na solução, por mais absurdas que possam parecer;
– outra forma de achar soluções é perguntar: “quais perguntas você não está fazendo na sua organização?”. Pode ser em relação ao faturamento, ao RH, a vendas, produção, enfim. São as perguntas que dificilmente você pára para fazer e que podem ter as respostas que precisa. Se tiver sócios é uma boa hora para perguntar a eles. E se não tiver, aos seus colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores. Talvez as perguntas que eles fariam nas empresas deles, sirvam para a sua;
– você pode ter mais de um tipo de persona (cliente ideal fictício) dentro do seu público alvo (grupo de pessoas com características semelhantes). Conseguir separar as personas que podem se tornar seu cliente, ajudaria a melhorar a comunicação e os serviços/produtos que ele gostaria de adquirir. Consequentemente suas vendas tenderiam a aumentar.
Se você quiser ampliar as informações para fazer o planejamento de 2020 mais direcionado, no dia 05/12/2019 às 8h30 na Av Paulista 726, 11 andar, farei a palestra “Faça de seu 2020 um grande Sucesso, com Planejamento”. Inscrições no link: https://www.eventbrite.
Desejo que você tenha insights de Sucesso para a sua empresa! Afinal seu Sucesso é o meu Sucesso!!!!
Abraços e bons negócios,
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