27 abr Especialista ou Genralista? Não, Nexialista!
Lembro que no início do meu negócio há 10 anos, muitas pessoas perguntavam qual era a área de atuação da minha empresa, e quando eu respondia que tinha várias áreas de expertise, a maioria estranhava e dizia que eu precisava focar numa área de especialização.
Na época era mais comum as consultorias trabalharem somente uma área de especialização em cada cliente. Por isso que tinha essa “cobrança” no mercado. E preciso confessar que tinha certa dificuldade em me adaptar a este modelo.
Geralmente, eu era contratada para trabalhar uma área, mas acabava surpreendendo o cliente quando eu visualizava a empresa como descrevi no artigo “Visão 360 graus nos Negócios” e encontrava soluções em outras áreas que afetavam a área que eu tinha sido contratada para trabalhar.
Por eu ter várias áreas de expertise, preciso confessar que em muitos grupos de negócios que participava, eu ficava incomodada pois nem sempre se lembravam de indicar a minha empresa. Eu percebia que era difícil as pessoas associarem a minha empresa a determinados serviços.
Eu era vista por quem não conhecia o meu modo de trabalhar como uma generalista. E estas mesmas pessoas diziam que quem era generalista sabia pouco de tudo e muito de coisa alguma…E isso me deixava muito desconfortável.
Recentemente, eu fiquei bem feliz quando eu assisti uma palestra que mostrava um perfil de empreendedores que unem as competências técnicas, de gerenciamento, de liderança de desenvolvimento pessoal e as comerciais. Conforme o palestrante ia descrevendo como estes profissionais trabalhavam eu ia reconhecendo o meu jeito de atender aos meus clientes.
A este perfil foi dado o nome de nexialista, que é a pessoa que é capaz de estabelecer conexões necessárias para resolver os desafios que surgem no dia a dia. Para ela conseguir fazer isso, ela necessita ter um perfil que goste de estar em constante aprendizado de vários assuntos mesmo que não seja o seu de expertise, e consiga associar estes conhecimentos a oportunidades para resolver os desafios da empresa.
Ainda dizia que esta é uma tendência para atender ao cliente, não mais como especialista ou generalista, mas sim como nexialista.
Por isso, caso você não esteja ainda ampliando seus conhecimentos por achar que não fazem parte do seu negócio, talvez seja interessante reavaliar este modo de pensar. Como empreendedor, cada vez que você deixa de ter um conhecimento que pode afetar, negativa ou positivamente o seu negócio, pode estar deixando de ser competitivo no seu mercado e futuramente afetar seu faturamento.
Diante disso, vamos aprender a ser cada vez mais nexialista! Se não souber como pode iniciar esta trajetória, entre em contato comigo. Terei o prazer de trabalhar esta questão para a sua empresa!
Desejo que você seja um nexialista de muito Sucesso! Afinal o seu Sucesso, é o meu Sucesso!
Abraços,
Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus
# A Série “Steps do Empreendedorismo” está disponível tanto no canal do YouTube (com as lives do Instagram e os programas “Vida Empreendedora”) https://bit.
No Comments