Espaços “Livres” na Agenda do Empresário?

Espaços “Livres” na Agenda do Empresário?

No artigo Você Monitora seu Planejamento, eu comentei sobre dividir uma meta em tarefas menores para conseguir mensurar o seu resultado, principalmente quando não era numérico. Mas já aconteceu com você, de mesmo dividindo em tarefas menores, ainda ter dificuldade em realizá-las?

Se você é dono de uma pequena ou média empresa (PME), provavelmente isso não é novidade. A quantidade de situações e decisões que surgem, muitas vezes impossibilita você de produzir as tarefas que planejou executar naquele mês ou semana ou até mesmo dia. E daí deve estar pensando, como posso fazer para realizar o que foi planejado?

A dica que eu sempre passo aos meus clientes, empresários de PMEs, é quando planejarem seu dia, semana ou mês, nunca preencher totalmente com tarefas. No dia, deixe pelo menos duas horas para os imprevistos; na semana, um dia ou um período (manhã ou tarde); e consequentemente, no mês terá períodos “livres”. Caso nada apareça que não foi planejado, com certeza você terá muitas atividades para realizar na sua empresa, seja algo que há tempos queria fazer ou que faria na semana seguinte e pode antecipar. Com estes espaços “livres” na agenda, provavelmente você não ficará tão sobrecarregado de atividades e conseguirá contornar os imprevistos com mais disposição.

Quando exponho isso, geralmente logo em seguida eu recebo esta pergunta, “mas se nem consigo fazer o que preciso hoje com o tempo todo que eu trabalho, como você quer que eu deixe estes espaços “livres” na minha agenda?” Eu respondo com esta pergunta, “ você realmente precisa estar à frente de tudo o que faz? Tem algo que pode automatizar ou delegar?”.

Assim começo a fazer o empresário analisar o seu comportamento em relação ao seu dia a dia. Por que você precisa fazer tudo? É porque não tem ninguém em quem confie ou saiba fazer o que precisa; não tem como pagar alguém ou alguma ferramenta para fazer o que faz; ou porque não sabe como se organizar para ter este tempo “livre”?

Para cada uma destas opções é possível trabalhar junto com o empresário para que você consiga visualizar formas de “abrir espaço na sua agenda”. Algumas opções são mais desafiadoras de serem trabalhadas devido a suas crenças antigas, outras basta mostrar opções que logo é possível fazer a alteração.

A partir do momento em que você entende que pode ter espaços “livres” na sua agenda, você também começa a ter tempo para pensar mais estrategicamente. Neste momento vale a pena ter uma pessoa aconselhando você para pensar não só no médio e longo prazo, mas principalmente como as ações que realiza hoje podem impactar o seu negócio no futuro.

Esta pessoa é chamada de conselheiro consultivo. Com a expertise dele em gestão de negócios, ele vai poder visualizar e sugerir opções que para beneficiar seu negócio. Ele consegue isso porque não está no dia a dia da empresa como você e consegue ver o todo numa visão macro, não só o desafio que aparece. Caso a empresa esteja mais estruturada é possível ter mais de um conselheiro que juntos vão poder aconselhar com mais embasamento e dispondo à empresa sugestões mais diversificadas. É o que chamamos de conselho consultivo.

Se você se viu num dos momento supracitados e necessita de alguém para contribuir com o seu negócio, entre em contato comigo. Além das mentorias que realizo com os empresários, também posso aconselhar você, para que seu negócio seja próspero a longo prazo.

Desejo que você consiga ter muitos espaços “livres” na sua agenda para que possa ter muito Sucesso no futuro da sua empresa. Afinal, o seu Sucesso é o meu Sucesso!

 

Abraços,

Conselheira, MSc, Mentora e Consultora Empresarial  THGO Plus  

 

 

(*) O conselho consultivo é um grupo de pessoas, chamadas de conselheiros consultivos, que possuem expertises e experiências variadas que aconselham os empresários em assuntos estratégicos com o intuito de fazerem suas empresas se estruturarem para terem um crescimento saudável e perene; e atendem principalmente pequenas e médias empresas. O lado bom é que os empresários não necessitam de atender a todos os aconselhamentos, é facultativo a ele esta decisão, embora na maioria das vezes, as recomendações sejam o que a empresa realmente necessita.

No Comments

Post A Comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?