Entretenimento e a LGPD

Entretenimento e a LGPD

Um dos setores que teve um impacto significativo no pós pandemia foi o de entretenimento (*).

Segundo o Wikipédia, entretenimento é qualquer ação, evento ou atividade com o fim de entreter e suscitar o interesse de uma audiência. É a presença de uma audiência que torna qualquer atividade privada de recreação ou lazer em entretenimento.

Para algumas áreas do entretenimento, este período teve um impacto positivo, como as lives; os filmes e séries da Netflix e do YouTube; os jogos eletrônicos; podcasts; audiolivros;  livros digitais e os serviços onlines sob demanda.

Já para outras, foi necessário se reinventar para não ficarem totalmente paradas, como as peças de teatro; cinemas; canais de televisão reprisando programas; shows online; eventos esportivos; entre outros. Foi necessário que eventos que antes necessitavam de público presencial se adaptassem pra serem expostos em plataformas digitais.

Além do número expressivo de pessoas que trabalhavam neste setor ficarem sem trabalho, já que a maioria é trabalhador autônomo, também aumentou o número de pessoas que começaram a usar mais a internet em busca de entretenimento já que não podiam sair de casa; e com isso, a fornecerem mais informações e dados pessoais aos sites que se cadastram.

A grande maioria não lê os termos de uso e nem a política de privacidade, os aceita sem pensar a respeito para que serão usados seus dados, só pensam em obter a diversão que desejam. E suas informações são muito usadas pelas empresas para formatar e oferecer o melhor conteúdo sob medida e assim ganhar cada vez mais audiência.

Com a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas de entretenimento precisam se alertar sobre a forma que utilizam estes dados.

A indústria do esporte que muitas vezes utilizam dados sensíveis relacionados à saúde e a dados de menores de idade para oferecer seus produtos e serviços de forma diferenciada, precisam ter uma atenção especial. As vendas que ocorrem durante sua programação, sejam através de QR Code ou não, devem estar atreladas a marketplaces que se preocupam em ter fornecedores adequados à LGPD para evitar problemas posteriores. As plataformas digitais devem ter informações claras sobre o porquê estão solicitando determinados dados,  para que serão utilizados e pedir o consentimento aos seus usuários para usá-los.

Além destes exemplos, existem muitos outros que precisam ser analisados para o setor de entretenimento. E se você ficou com dúvidas sobre estas questões de adequação à LGPD independente de ser do setor de entretenimento, entre em contato comigo. A THGO Plus tem o serviço de Assessoria a Adequação à LGPD, que entende o que é necessário para a sua adequação à lei, com a ajuda de parceiros nas áreas jurídico digital e segurança da informação ideais para o tamanho da sua empresa.

Agradeço a sua atenção e desejo que você tenha muito Sucesso com os entretenimentos que estiver tendo, independente de trabalhar no setor ou ser um simples usuário. Afinal do seu Sucesso é o meu Sucesso.

 

Abraços e bons negócios,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

 

 

(*) Quer saber mais sobre “Entretenimento no Pós Pandemia”? Assista a live com este assunto, que acontecerá amanhã, 4f dia 16/12 às 17h, com a convidada Drica Lopes que falará sobre como o setor vivenciou este período, as oportunidades e tendências neste setor que muitos tem curiosidade em saber. Basta entrar no Instagram http://www.instagram.com/renyokuhara.thgoplus/.
Caso deseje assistir às lives anteriores, entre e se inscreva no canal do YouTube  https://bit.ly/YouTube_RenyOkuharaTHGOPlusPara acessar o arquivo das lives e demais informações, entre no canal no Telegrama da “Série Steps do Empreendedorismo”, no link:  https://t.me/Steps_do_Empreendedorismo.

# Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br e conheça a promoção válida até HOJE 15/12/2020.

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