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O mapeamento de dados, mais conhecido como Data Mapping é muito importante para a adequação à LGPD, pois a partir dele será possível, conforme a necessidade possível que sua empresa tem para proteger os dados dos seus clientes. Entende-se por clientes neste caso, os clientes que adquirem produtos e / ou serviços da sua empresa, fornecedores, parceiros de trabalho, colaboradores, terceirizados, entre outros que entregam informações para a sua empresa. Normalmente estes...

Quando você está adequando a sua empresa à LGPD, uma das tarefas que precisa fazer é registrar como os dados pessoais são tratados(*). Esta ação é chamada de Registro de Atividades de Tratamento ou ROPA (Record of Processing Activities), e serve para responder à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), caso ela venha a solicitar como os dados são tratados, além de ter o registro das informações rapidamente se o seu cliente solicitar, mostrando...

Se você já começou a se informar sobre a adequação à LGPD, já deve ter lido sobre "data mapping" ou mapeamento de dados, que é o caminho em que o dado pessoal de uma pessoa faz dentro da empresa, desde o momento que é solicitado até a sua saída ou como é armazenado para os que ficam na empresa, entre outros pontos que é considerado no tratamento(*)  de dados. Bem resumidamente ele...

A Série "Steps do Empreendedorismo Lives"(*) surgiu em abril de 2020, no momento de distanciamento social para ajudar a você, que não queria perder o contato com seu cliente a continuar com o canal aberto para futuros negócios. No mês de maio de 2020, foi lançado o módulo "Steps do Empreendedorismo Social", onde, na primeira semana do mês, são divulgadas ações sociais, projetos, ONGs, associações & afins encabeçadas por pequenos e médios empreendedores, que além de terem seus...

Daqui a dois meses, em agosto de 2021, começa a vigorar as multas relativas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por esta razão eu pergunto a você, já fez a adequação da sua empresa à LGPD? Infelizmente neste momento a maioria das empresas está focada em vender mais para conseguir sobreviver a este período de isolamento social que afetou praticamente todos os negócios. Claro que alguns positivamente, mas muitos, negativamente. E...

Você já teve um trabalho e/ou produto a entregar e precisar fazer uma força tarefa para cumprir um prazo ou o que o seu cliente solicitou de forma a deixá-lo satisfeito? Provavelmente sim, pois isso é bem comum acontecer nas empresas. Algumas vezes isso ocorre por falta de planejamento; outras por atraso de fornecedores e/ou parceiros; e algumas poucas vezes porque o trabalho depende de terceiros que a sua empresa não tem controle sobre eles. No...

Acredito que você já deve ter escutado muito a famosa frase dita pelo londrino Harry Gordon Selfridge, "o cliente tem sempre razão". E com certeza tenta prevalecer seus atos em cima desta frase para dar a melhor experiência ao seu cliente. Quem participa das minhas mentorias, principalmente a Mentoria de Vendas, e escuta eu falar que "nem sempre o cliente tem razão", geralmente fica chocado. A razão desta minha discordância é bem simples....

A vida de um empreendedor é sempre cheia de opções, dúvidas e oportunidades. E como saber qual melhor caminho a seguir? Nem sempre é fácil acertar, mas existem meios para pegar o caminho que seja o melhor para sua empresa naquele momento. Um destes meios é como já mencionei na mensagem anterior, "Determinação para Alavancar seu Negócio", é você saber onde quer chegar. Quando você sabe, mesmo que pegue um caminho mais...

A Série "Steps do Empreendedorismo Lives"(*) surgiu em abril de 2020, no momento de distanciamento social para ajudar a você, que não queria perder o contato com seu cliente a continuar com o canal aberto para futuros negócios. No mês de maio de 2020, foi lançado o módulo "Steps do Empreendedorismo Social", onde, na primeira semana do mês, são divulgadas ações sociais, projetos, ONGs, associações & afins encabeçadas por pequenos e médios empreendedores, que além de terem seus...

Uma dúvida constante que aparece entre os meus clientes é eles saberem o que realmente desejam para o seu negócio. Claro que todos dizem que querem ter lucro, uma empresa consolidada e que os clientes os procurem, mas poucos sabem o objetivo maior de terem uma empresa. Por esta razão, muitas vezes eu pergunto a eles o porquê fazem o que fazem dentro de suas empresas. Tem de ter um motivo...