Black Friday, Cyber Monday e a LGPD

Black Friday, Cyber Monday e a LGPD

Segundo o Wikipédia, a Black Friday nos USA,  é o dia que inaugura a temporada de compras natalinas com significativas promoções em muitas lojas, acontece um dia após o Dia de Ação de Graça; e com a ajuda da tecnologia, esta prática se estendeu por diversos países. E a Cyber Monday é um dia dedicado às compras pela internet e é sempre celebrado na 2f após o Dia de Ação de Graças.

A grande diferença da Black Friday para a Cyber Monday está no direcionamento dos descontos, pois enquanto a Black Friday oferece descontos em lojas físicas, a Cyber Monday apenas faz promoções em vendas efetuadas através da internet. Porém devido a pandemia, como muitos consumidores se acostumaram a realizar compras online, talvez este ano, estas duas datas no Brasil sejam bem semelhantes no modo de adquirir as mercadorias.

Agora em 2020, a Black Friday será na próxima 6f, dia 27/11 e a Cyber Monday será na próxima 2f dia 30/11. E além do novo hábito de compras online intensificado, tem um outro fator para quem deseja vender nestas datas, a adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), principalmente para quem divulga online.

De acordo com a LGPD, o seu cliente tem o direito de escolher se quer ou não ter seus dados compartilhados, tanto as informações cadastrais como aquelas armazenadas pelos cookies, que registram seus movimentos no espaço online. Mesmo nas lojas físicas, é necessário pedir permissão para coletar os dados do cliente, explicar a sua finalidade específica e avisar como serão armazenados, compartilhados ou excluídos.

Listo a seguir algumas dicas para você, que deseja vender mais nestas datas, atender à LGPD:

  • atualizar a Política de Privacidade e os Termos de Uso ou Condições de Segurança e a Política de Cookies do seu site. Todos devem estar bem claros e explicar como os dados são tratados e protegidos contra cyber ataques;
  • ter formulários bem objetivos para que o seu cliente dê consentimento para coletar e tratar seus dados;
  • pensar em novas estratégias de divulgação e atração de cliente que respeitem a privacidade e a vontade do cliente. Entender que agora o cliente precisa permitir que sua empresa envie ofertas e sugestões de compra baseadas nos mecanismos de buscas;
  • ter mecanismos de proteção dos dados do cliente, com colaboradores ou empresas especializadas para proteger este dados, além das ferramentas necessárias para garantir esta proteção;
  • treinar seus colaboradores para atender ao seu cliente de forma encantadora, e com consciência e cuidados das boas práticas de tratamento dos dados do cliente, baseadas na LGPD.

 

Aparentemente parece complicado tratar os dados pessoais do seu cliente deste modo, por isso, se precisar de orientação, entre em contato comigo. A THGO Plus tem o serviço de Assessoria à LGPD, que entende o que é necessário para a sua adequação à lei, com a ajuda de parceiros nas áreas jurídico digital e segurança da informação ideais para o tamanho da sua empresa.

Agradeço a sua atenção e desejo que sua empresa tenha muito Sucesso nas vendas com a Black Friday e a Cyber Monday. Afinal do seu Sucesso é o meu Sucesso.

 

Abraços e boas vendas,

Consultora e Mentora Empresarial THGO Plus

 

# Leia também os artigos https://www.thgoplus.com.br/lgpd-agora-e-hora-da-sua-empresa-se-organizar/https://www.thgoplus.com.br/lgpd-e-para-sua-empresa-tambem/e https://www.thgoplus.com.br/marketplace-e-a-lgpd/

# Caso queira saber mais informações sobre como se adequar à LGPD, escreva para contato@thgoplus.com.br e conheça a promoção válida até 15/12/2020.

 

 

 

 

 

 

No Comments

Post A Comment